Descrição básica
Apesar de ter sido a última das 3 raças de canários de canto clássico reconhecida pelo COM, tendo o reconhecimento ocorrido em 1962, o Timbrado Espanhol é sem dúvida uma das mais antigas raças de canários existentes no mundo, e isso se dá pelo simples fato de haverem os espanhóis se dedicado à seleção do canto dos canários desde o seu descobrimento, em torno do ano de 1400.
Para nós brasileiros o canto do canário Timbrado Espanhol é sem dúvida alguma o que mais se assemelha ao canto dos nossos canários "comuns", também chamados pejorativamente de "pes-duros" ou ainda de "canto campainha", e isso se dá justamente porque a origem dos canários Timbrados Espanhóis é justamente essa, eles eram os canários "do pais" na Espanha, a diferença é que a Espanha se iniciou na canaricultura no século XV, portanto tiveram tempo e um enorme bom senso em preservar e aprimorar essa raça de canários.
A raça Timbrado Espanhol possui duas linhas de canto: Originais (ou clássicos), e os De Floreios (ou Descontínuos), porém, todas essas linhas de canto formam uma única raça que é homologada pela COM (Confédéracion Ornithologic Mondiale) e julgada por meio de um mesmo Standard.
TE Original:
TE de floreio:
Objetivos da raça
Este parágrafo não tem a pretensão de esgotar ou de definir com perfeição o que é esperado como o ideal da raça Timbrado Espanhol, mesmo porque cada criador possui os seus gostos pessoais e aos poucos vai moldando as suas linhagens, mas sim dar uma idéia aos iniciantes sobre o que é esperado de um bom exemplar dessa raça.
Acredito que se fôssemos definir o canto do canário Timbrado Espanhol com uma palavra esta palavra seria "vibrante", o tom geral do seu canto deve compreender um amplo registo tonal, sem que o canário tenha que se especializar em determinado tom, tal como acontece com outras raças de canto; por exemplo: o Roller em tom baixo, o Malinois em tom médio. O tom do Timbrado Espanhol comparado às outras raças de canto sempre será alto, mas deve também conseguir o médio e o baixo em suas tours, atingindo assim uma grande amplitude.
A intensidade de voz, nas tours emitidas deverá atingir uma qualidade tal que permite uma clara audição do som das vogais e das consoantes que compõem estes mesmos giros, mas sem chegar ao ponto de ser um som estridente, de forma a realçar o carácter musical e alegre deste tipo de canto.
Para saber mais..
Para aqueles que quiserem saber mais sobre as raças de canários de canto, bem como sobre manejo e mesmo tiver interesse em interagir com outros criadores, o Roller Clube de São Paulo recomenda a participação no fórum: