O Roller Clube de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos, foi fundado em 1955, e tem por finalidade difundir, facilitar e aprimorar a criação de canários de canto clássico.
É uma associação filiada à Federação Ornitológica do Brasil, todavia seu objetivo difere do conceito generalista atual dos clubes ornitológicos brasileiros, suas principais características são:
- 1. Exclusivamente canto - O RCSP não é apenas um clube ornitológico, ele na verdade é a "Associação Paulista dos Criadores de Canários de Canto Clássico", ou seja, é uma associação de especialistas que visa reunir única e exclusivamente criadores de canários de canto clássico, sendo veementemente proibido o uso das anilhas de nossa associação em quaisquer outras raças de canários.
- 2. Livro de registro genealógico - Em nenhum outro tipo de pássaro é tão necessária a consistência genética quanto nos canários de canto clássico, por conta disso, o RCSP instituiu e mantem um livro de registro genealógico, no qual, cada criador deve informar a anilha do "pai" e a anilha da "mãe" para cada uma das anilhas solicitadas durante o último período de criação, o criador que não fornecer essas informações até o mês de maio de cada ano, estará impedido de participar de concursos e de solicitar novas anilhas da associação.
- 3. Planilhas de julgamento públicas - Todos os pássaros apresentados para julgamento em concursos anuais do RCSP são planilhados, e essas planilhas de julgamento são digitalizadas e publicadas para livre consulta aos interessados, inclusive, estando disponíveis também vinculadas à árvore genealógica de cada pássaro.
Essas três características tornam o Roller Clube de São Paulo uma verdadeira entidade certificadora da qualidade e pureza racial dos canários de canto clássico, única no seu segmento e a primeira no mundo a fornecer dados nesse nível de detalhes.
O Roller Clube de São Paulo por meio dessas medidas provê aos seus associados os meios de desenvolverem todo o seu potencial como criadores melhoradores, trata com seriedade e responsabilidade a sua missão no aprimoramento dos canários de canto e respeita sobretudo o direito do criador iniciante ou do mais simples consumidor final aficionado da canaricultura de canto, de saber exatamente a procedência das aves que esta adquirindo.
Dessa forma, quando você se deparar com uma ave que possui a anilha com as siglas "FOB/DM", saiba que está diante de um espécime de raça pura e de um trabalho sério.
|